Ao escolher como título uma paradoxal “sobrevivência” dos mortos, George Romero dá um passo a frente em direção ao humor negro que sempre teve lugar no pano de fundo de seus filmes. Entretanto, ao invés de pontuado numa trama assustadora, o lugar do humor em “Survival” parece ser o centro dos holofotes. Não me admirou em nada que durante a maior parte do filme, a platéia gargalhasse, o que me admiraria muito é saber que foi essa a intenção do pai dos filmes de zumbis.Emulando uma trama de Velho Oeste, “A Ilha Dos Mortos” conta a história de duas famílias rivais, os O’Flynn e os Muldoon. Num cenário pós-apocalíptico que já não mais requer explicação, dois patriarcas – destaque para Kenneth Welsh no papel de Patrick – discordam sobre como abordar o crescente número de mortos vivos assolando a ilha Plum. Enquanto um adota uma política de atirar primeiro e perguntar depois, o outro pretende reeducá-los até que o mundo encontre uma cura.
Afastado forçosamente da ilha pelo bando dos Muldoon, Patrick O’Flynn retorna três semanas depois com a ajuda de um grupo de militares. Na tentativa de retomar a ilha instaura-se um grande showdown entre cowboys e zumbis, no que poderia ter se configurado numa das mais interessantes tramas do gênero, mas que acabou como um pastiche de clichês, incluindo aí gêmeas rivais, personagens estereotipados pela ascendência e uma trama que liga figurativamente nada a lugar algum.Se era a intenção de George Romero se entregar aos críticos ao desprender-se do compromisso com o horror para abraçar a comédia , podemos declarar missão cumprida, “A Ilha Dos Mortos” não se leva a sério por nem ao menos um minuto. Longe de ser maçante, o filme banaliza o gênero assim como banaliza a própria ignorância humana diante do fim dos tempos. Ainda assim, a pergunta que fica é: seria esse o fim de uma Era?
Sinopse: A Ilha dos Mortos é uma ácida crítica social banhada à sangue. Em um mundo devastado por mortos-vivos, um grupo de soldados mercenários descobre a existência de uma ilha que promete segurança para aqueles que ainda estão vivos. Neste cenário isolado e sombrio, duas famílias rivais há gerações, lutam pelo domínio total da ilha. Um lado é favorável ao extermínio de todos os zumbis, enquanto o outro prefere preservar os mortos-vivos, numa espécie de quarentena, a espera de uma possível cura. Com a chegada dos forasteiros, a tensão entre as duas famílias e os zumbis torna-se ainda mais intensa e incontrolável.
Título Original: Survival of the Dead
Ano: 2009
Origem: EUA / Canadá
Duração: 90 minutos
Direção: George A. Romero
Roteiro: George A. Romero
Produção: Paula Devonshire
Estúdio: Blank of the Dead Productions
Origem: EUA / Canadá
Duração: 90 minutos
Direção: George A. Romero
Roteiro: George A. Romero
Produção: Paula Devonshire
Estúdio: Blank of the Dead Productions
Elenco: Alan van Sprang, Kenneth Welsh, Kathleen Munroe,
Devon Bostick, Richard Fitzpatrick, Stefano Colacitti,
Athena Karkanis, Salar Madadi, Joris Jarsky, Matt Birman.
Trailer de A Ilha dos Mortos:
Nenhum comentário :
Postar um comentário